CINCO LUGARES NO MUNDO IMPERDÍVEIS PARA QUEM GOSTA DE FILOSOFIA:

By Acervo Filosófico

Por: Gustavo Garrote

Abaixo, compartilho com os leitores uma lista especial na qual apresento cinco pontos turísticos espalhados pelo mundo e que, com certeza, são ambientes que capazes de agradar qualquer um que se interesse por Filosofia. Claro que há vários outros locais que poderiam compor nossa seleção, mas por hora, selecionamos somente alguns. Já esteve em algum destes pontos? Qual tem mais vontade de conhecer?

Mileto (Turquia):

É um local que precisa entrar nesta lista pelo simples fato de que é considerado o berço do pensamento filosófico. O período pré-socrático, que é o marco inicial do surgimento da Filosofia, teve início neste local, com o pensador Tales de Mileto. Um ponto histórico que pode, portanto, ser considerado como o local de nascimento da Filosofia.

Atenas (Grécia):

Em Atenas desenvolveram-se os pensamentos e obras da tríade “Sócrates, Platão e Aristóteles”, um alicerce que modulou e influenciou toda a filosofia que conhecemos até os dias de hoje. Foi um ambiente relevante não somente para a história da filosofia, mas também de vários outros campos do conhecimento humano.

Universidade de Paris (França):

Fundada em 1170, é uma das instituições de ensino mais antigas de toda a Europa. Possui uma série de ex-estudantes notáveis, tais como Sartre, Simone de Beauvoir, Michel Foucault, Marie Curie e Jean-Luc Godard, dentre outros. Foi palco de grandes estudos na área da Filosofia e também em outros campos. Possui vários prédios espalhados pela cidade de Paris, todos de grande beleza.

Em 2015, nossa Editora teve a oportunidade de conhecer um dos locais da lista.

Café de Flore (França):

Temos mais um local de destaque na França, trata-se do famoso Café de Flore, que foi ponto de encontro de filósofos como Sartre, Albert Camus e Simone de Beauvoir. Local em que tais pensadores desenvolveram grande parte de suas obras e firmaram discussões e conversas que foram responsáveis por moldar suas visões de mundo.

Universidade Ruprecht Karl de Heidelberg (Alemanha):

Além de possuir uma belíssima arquitetura que já faz valer a visita, filósofos como Max Weber e Karl Jaspers lecionaram lá. Além disso, é a universidade mais antiga do país; possuindo assim imenso valor histórico.

 

Related articles

Leave a Reply