FILME: “ENIGMAS DE UM CRIME”:

By Acervo Filosófico

por Carmo Graziosi

Enigmas de um Crime (The Oxford Murders, 2008, Espanha / Reino Unido / França). Direção: Álex de la Iglesia. Elenco: Elijah Wood, John Hurt, Leonor Watling, Julie Cox, Anna Massey. Gênero: Crime, Suspense. Duração: 104 min.

Martin (Elijah Wood) é um estudante americano de matemática que acaba de chegar a Oxford para estudar sob a orientação do professor Seldom (John Hurt), e fica hospedado na casa da Sra. Eagleton (Anna Massey). A princípio Martin se desentende com Seldom, mas quando eles encontram a Sra. Eagleton morta em sua casa, decidem se unir para investigar o crime.

Com o passar do tempo, novos assassinatos vão sendo cometidos, e os protagonistas acreditam que esses crimes têm um nexo matemático entre si. Usando toda a sua habilidade, eles tentam decifrar quando e onde ocorrerá a próxima morte, para poder descobrir o assassino.

Além de garantir a atmosfera de suspense que caracteriza todo filme policial, “Enigmas de um Crime” acrescenta a ela os ingredientes matemático e filosófico, mantendo o espectador num estado contínuo de provocação intelectual.

O final inesperado também contribui para fazer deste um grande filme, capaz de despertar reflexões de cunho epistemológico.

 Category: INDICAÇÕES

Related articles

Leave a Reply