MIS – SÃO PAULO:

By Acervo Filosófico

por Juliana Vannucchi

Um dos lugares imperdíveis que a cidade de São Paulo oferece para quem aprecia arte é o MIS (Museu da Imagem e do Som). O espaço foi inaugurado em 1970 e está localizado na Avenida Europa, no bairro Jardim Europa.

Seu importante acervo possui mais de 200 mil itens relacionados à história da produção audiovisual brasileira, incluindo fotografias e filmes (dentre longas, curtas, vídeos e documentários), vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem e som e registros sonoros e audiovisuais, além dos livros, catálogos, periódicos, CDs, DVDs, VHS e coleções, sendo que a coleta e criação desse material ligam-se aos acontecimentos contemporâneos.  O MIS também possui uma amostra de mais de 300 equipamentos de som e imagem, que acompanham a evolução da tecnologia de produção e reprodução audiovisual, incluindo filmadoras, câmeras fotográficas, projetores de filme, aparelhos de rádio etc. O núcleo de fotografias é um dos maiores destaques, e conta com autocromos, cartes-de-visite, ferrótipos, negativos e estereoscópios, diversas coleções especializadas em cinema, rádio e televisão, além de uma coletânea de trabalhos de fotógrafos contemporâneos.

O museu costuma realizar eventos periódicos mensalmente, como o “Cinematographo”, que faz projeção de filmes mudos acompanhados por músicos ao vivo, ou “o Estéreo MIS”, que visa fortalecer a atuação da música independente nacional. Outro grande destaque foram as recentes exposições de grandes nomes do cinema mundial como a “George Méliès, um mágico do cinema” (2012), inédita no Brasil, “Ai Weiwei – Interlacing (2013)” e “Stanley Kubrick” (2013), as duas últimas inéditas na América Latina.

O MIS tem tido cada vez mais reconhecimento e, nos últimos anos, elevado número de público. Fica como dica para quem aprecia a arte visual e para quem gosta de passeios com focos artísticos. Vale a pena acessar o site ou acompanhá-lo pelo Facebook para ficar por dentro de suas programações.

 Category: INDICAÇÕES

Related articles

Leave a Reply