PÍLULAS FILOSÓFICAS: O Existencialismo Francês – com Dennis Monteiro.
É comum que, historicamente, considere-se que o Existencialismo surgiu na filosofia do dinamarquês Soren Kierkegaard, embora também haja quem associe os primeiros passos dessa corrente filosófica às obras literárias de Dostoiévski. Entretanto, é inegável que esse termo apenas se tornou realmente popular nos anos XX, através do pensamento de Jean-Paul Sartre.
“A existência precede a essência”, escreveu o filósofo francês. Ora, isso significa que o ser humano não é definido a priori, tal como são, por exemplo, outros animais: primeiro, o homem, existe, encontra-se no mundo, e depois é que irá se definir por meio de suas próprias escolhas, sendo que todas as decisões que tomar, serão uma responsabilidade inteiramente sua. De certa forma, podemos dizes que isso resume o Existencialismo. Eu escolho, pois eu sou livre. Não há terceiros (nem Deus). Não há culpados. Há única e exclusivamente eu e minha decisão. Se houver um culpado, serei eu próprio. A responsabilidade é inteiramente minha, pois eu sou o autor da minha existência.
O Existencialismo sartriano e os livros escritos pelo pensador continuam sendo amplamente pesquisados e debatidos. Também permanecem, de certa maneira, sendo perturbadores, na medida em que tendem a tirar os leitores de suas zonas de conforto, fazendo com que revejam suas vidas e percebam o peso enorme de suas escolhas, e suas respectivas consequências.
Convidado:
Dennis Monteiro: Dennis é músico independente e produz música autoral desde 2006. Como participante ativo da cena gótica/post-punk brasileira, tocou em bandas como “Days Are Nights”, “Segundo Inverno”, “As Cinzas do Tempo” e “População Zero”, sendo que atualmente tem um projeto experimental chamado “1983”. De maneira geral, o universo lírico do músico perambula entre o existencialismo, o pessimismo, o niilismo e a mitologia. Dennis tem bacharelado e licenciatura em Filosofia, por isso a referências filosóficas se encontram constantemente em suas letras.
Acompanhe e conheça mais sobre os estudos, pesquisas e realizações de Dennis Monteiro:
www.daysarenights.bandcamp.com