REALISMO X IDEALISMO:

By Acervo Filosófico

Por: Paulo Pedroso

*Caro leitor, deixe seu comentário no final do texto. Suas reflexões, opiniões e dúvidas são importantes para nós. Compartilhe-as!

Você já se perguntou qual é a origem e quais são os limites do conhecimento?

REALISMO X IDEALISMO: Na área da Gnosiologia, que investiga a essência do conhecimento, há pelo menos duas teorias básicas que são pontos de partida fundamentais para a compressão do assunto e das demais teorias relacionadas. Elas são: Realismo e Idealismo, duas correntes antagônicas. As duas teorias divergem sobre qual é o fator determinante para o conhecimento: sujeito ou o objeto. Buscam encontrar na relação entre ambos, o conhecimento e a possibilidade de objetos existirem na ausência do sujeito.

O termo Realismo no sentido epistemológico considera que o objeto determina o conhecimento e que as coisas seriam reais e o sujeito as conhece tal como são, pois a realidade é tal como é, independente, portanto, do sujeito que a observa. As várias vertentes de Realismo divergem entre si sobre a participação e a percepção do sujeito e suas possíveis variações, mas ainda assim sempre atribuindo a realidade e o conhecimento ao objeto. Quaisquer ideias ou sensações que possam divergir entre sujeitos distintos têm necessariamente seu início em algo provindo da realidade. Alguns principais autores que abordam e sustem essa teoria, são Thomas Reid, Adam Ferguson e Dugald Stewart.

O Idealismo, por sua vez, é um termo usado para mais de uma corrente filosófica. No contexto deste texto, em específico, refere-se exclusivamente ao Idealismo Epistemológico, teoria oposta ao Realismo, e que, em suma, podemos dizer que considera que o fator determinante para o conhecimento é o sujeito. Conforme Russell menciona: “A palavra idealismo é usada por diferentes filósofos em sentidos algo diferentes. Por esta palavra entenderemos a doutrina de que o que existe, ou pelo menos o que podemos saber que existe, tem de ser num certo sentido mental”. (p.99). Assim sendo, de acordo com o Idealismo não há realidade fora da consciência, a realidade é uma cópia imperfeita, uma representação, e as coisas não existem por si mesmas, não há preexistência de objetos, e a realidade é formada a partir do sujeito durante a interação que este formula com objetos, sendo que estes existem somente na consciência do sujeito.

No Idealismo as coisas existem enquanto podemos pensá-las ou percebê-las e a realidade não é a coisa em si, mas a imagem da coisa formada na consciência do sujeito e, neste âmbito, só é possível conhecer o que se converte em pensamento ou já é abstrato, como uma ideia. As vertentes do Idealismo divergem sobre a realidade partir de uma consciência individual ou objetiva (científica) e também se o processo de conhecimento é psicológico ou lógico. Alguns dos principais autores dessa teoria são Platão, Leibniz e Berkeley.

ESTE TEXTO FOI ÚTIL? TE AJUDOU?

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO! COMPARTILHE CONOSCO SUAS REFLEXÕES, SUGESTÕES, DÚVIDAS, OPINIÕES E CONHECIMENTOS.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

RUSSELL, Bertrand. Os Problemas da Filosofia. Lisboa: Edições 70.

BAZARIN, Jacob. O Problema da Verdade: Teoria do Conhecimento. São Paulo: Editora Alfa-Ômega, 1994.

 

Related articles

4 Comments

  1. Reply

    Tinha uma pequena dúvida quanto à definição e propósito do “idealismo” e fiquei esclarecido. Obrigado pelo texto explicativo, de fácil compreensão e assimilação, “Acervo Filosófico”!

    1. Acervo Filosófico
      Reply

      Olá, Sérgio! Tudo certo? Muito obrigada, fico feliz em saber que fomos capazes de ajudá-lo. Seja sempre bem-vindo! Caso tenha outras dúvidas/sugestões/opiniões em geral, só entrar em contato. Um grande abraço!

  2. Reply

    Parabéns pelo excelente texto, me ajudou demais mesmo!!

    1. Acervo Filosófico
      Reply

      Oi, Marconi! Tudo bem? Agradecemos pelo comentário e ficamos muito felizes em saber que o texto te ajudou. Seja sempre muito bem-vindo em nosso site. Estamos nas redes sociais, nos acompanhe por lá também. Um grande abraço, tenha uma ótima semana e até mais!!

Leave a Reply