THE NIETZSCHE-HAUS: A CASA EM QUE O FILÓSOFO VIVEU:

By Acervo Filosófico

Por: Juliana Vannucchi

The Nietzsche-Haus é uma casa localizada em Sils Maria, na Suiça. Neste local, Nietzsche viveu durante os verões de 1881 e 1883, até o ano de 1888. A casa situa-se numa pecada montanha na vila de “Sils Maria” na Engadina.

Na Nietzsche-Haus, atualmente encontra-se uma biblioteca aberta para pesquisas que contém uma das maiores coleções do mundo, com mais de 4.500 volumes de livros. Lá, encontram-se inúmeras obras do pensador, e em línguas diversificadas, como Alemão, Inglês, Francês, Italiano, Espanhol e Português, Romeno, Holandês, finlandês, sueco, russo, japonês e até mesmo em Braille. Esse acervo também abriga três coleções de livros que foram obtidas por doação. Uma delas é a de Oscar Levy, que foi a primeira pessoa a traduzir os livros de Nietzsche para a língua inglesa. Há também a coleção de Hans Erich Lampl, reconhecido estudioso do pensador alemão, e por fim, encontram-se os livros de Albi Rosenthal, que vendia tais produtos em um antiquário. 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

            Acima, vista frontal do ambiente em que filósofo viveu durante um período de sua vida. Abaixo, a biblioteca da casa.

1.4-01-Bibliothek                          

A The Nietzsche-Haus disponibiliza o espaço para encontros filosóficos, literários e culturais, servindo frequentemente como lugar de encontro entre artistas, escritores, acadêmicos, estudantes e jornalistas. Há quartos duplos mobiliados para estadia limitada de, mínimo de 3 noites, e máximo de 3 semanas, sendo que para os grupos, o, total é de 1 semana. A hospedagem acontece especificamente em períodos de abertura sazonal, que vão de meados de junho a meados de outubro, além de meados de dezembro a meados de abril. Há um total de 4 quartos duplos e um apartamento para alugar (com um quarto duplo e uma sala de 3 camas). Além disso, lençóis e toalhas são fornecidos. Os hóspedes podem acessar a biblioteca que fica próxima aos quartos. Também é possível desfrutar da lareira e cozinha que fica disponível para uso. Não é permitido fumar dentro da casa. Especialmente durante o Colóquio Nietzsche, que ocorre a cada última semana de setembro, a casa é reservada exclusivamente para alunos que desejam participar da reunião.

 

 

p1100817

 Uma das janelas da casa, na qual consta uma inscrição indicando que Nietzsche viveu no local.

 

O quarto que se localiza no primeiro andar, foi local de descanso e inspiração para Friedrich Nietzsche durante sete verões (1881 e 1883-1888).  À esquerda da janela pode ser visto na parede um pedaço de papel decorativo que o próprio filósofo levou Nietzsche para personalizar o ambiente durante verão de 1883. O professor de Filosofia Paul Deussen, que visitou Nietzsche em Sils Maria, em setembro de 1887, delineou em suas memórias o quarto de seu amigo: “Na manhã seguinte, ele me levou para seu apartamento, ou como ele disse, “sua caverna”. Era um quarto simples em uma fazenda, e ficava a três minutos da estrada principal: Nietzsche o tinha alugado diariamente durante uma temporada. A decoração era o mais simples possível. De um lado, se manteve livros cuja maioria eram bem conhecidos, próximo, havia uma mesa camponesa com um copo de café, cascas de ovo, manuscritos e artigos de higiene, que continuam até a cama desfeita“.

          Nesta imagem vemos o quarto do filósofo, que fica localizado no primeiro andar.

 

Além desses ambientes, há um espaço no qual situam-se documentos e fotografias do filósofo, e fornecem informações sobre o período de dez anos em que Nietzsche lecionou na Universidade de Basileia e, na escola secundária local, em Mentelinshof. Há material sobre suas leituras e seus encontros com outras pessoas.

Area de doc e informações sbre a vida universitaria de niet

   Área do acervo de documentos e informações sobre o período em que Nietzsche lecionou.

 

Mais informações podem ser encontradas no site oficial: http://nietzschehaus.ch/de/

Related articles

Leave a Reply